Governo Provincial de Luanda
Saúde

Discurso do governador no acto de abertura da feira do Ambiente

Intervenção do governador provincial de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, no acto de abertura da feira do Ambiente, realizada nesta terça-feira 5, na Marginal de Luanda.

Excelência Drª Fátima Viegas, secretária para os Assuntos Sociais do Presidente da República;

Excelência Drª Paula Francisco Coelho, ministra do Ambiente;

Excelência Drª Cândida Teixeira, ministra da Educação;

IIlustres secretários de Estado;

Entidades Eclesiásticas;

Caros convidados,

Minhas senhoras e meus senhores.

Antes de mais quero expressar os meus sinceros agradecimentos ao Ministério do Ambiente, na pessoa da senhora ministra, Paula Francisco Coelho, pelo convite que me formulou para fazermos parte deste evento e em segundo lugar, saudar a pertinente iniciativa.

Luanda em particular, está referenciada como a cidade menos verde ou seja, menos arborizada da Africa Austral e o tema escolhido para esta feira, vai de encontro com algumas iniciativas do Governo que eu dirijo.

Estamos engajados em inverter este quadro e para tal, nos próximos tempos no quadro de um programa de plantação de árvores na Província, daremos início à uma campanha massiva que vai envolver estudantes, igrejas, ONG’s e outras organizações da sociedade civil.

Temos consciência, da necessidade e da importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

“Promover o crescimento verde em todos os sectores da economia, envolve não somente a plantação de árvores, mas também o cuidado que se deve ter com o lixo.

Estamos igualmente preocupados com a grande quantidade que se produz nesta cidade, com a forma como é manuseado, o seu tratamento e o destino final.

Foi criada recentemente, sob orientação do senhor Presidente da República, sua excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, uma comissão coordenada por mim, que está a trabalhar na criação de um novo modelo de recolha e tratamento de resíduos sólidos, cujos trabalhos se encontram numa fase muito avançada.

Estamos dispostos, disponíveis e a trabalhar para que a nossa governação seja amiga do ambiente, contribuindo para o bem-estar das actuais e futuras gerações de cidadãos da Província de Luanda. Muito Obrigado.