Governo Provincial de Luanda
Sociedade

Governador participa da abertura do Fórum Mundial das Cidades em Singapura

O governador provincial de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, participou no último domingo 8, no acto de abertura do Fórum Mundial das Cidades, que vai decorrer até o próximo dia 12 do corrente mês, sob o lema, “Cidades habitáveis e sustentáveis, abraçando o futuro através da inovação e colaboração”.

A sessão de abertura deste evento foi presidida por, Lawrennce Wong, ministro do Desenvolvimento Nacional e vice-ministro das Finanças da Singapura, que no seu discurso incentivou aos presentes para o contínuo investimento em cidades sustentáveis.

Neste primeiro dia do fórum reservado apenas aos mais de 150 governadores e presidentes de províncias e cidades de todo o mundo, foram apresentados e discutidos os seguintes temas, “O que podem os governadores fazer para abraçarem e capitalizar as inovações revolucionárias” e “Sem investimentos, não existem cidades. O que os governadores fazem para atrair financiamentos aos projectos de infra-estruturas”.

Em resumo os temas examinaram alguns dos principais instrumentos que podem ser usados para transformar as inovações revolucionárias em oportunidades que podem ajudar a promover o desenvolvimento das cidades, bem como, a importância do crescente envolvimento do sector privado em projetos de infra-estruturas que resultam numa supervisão ou propriedade menos direta por parte dos governos locais.

Durante o encontro ressaltou-se também a importância de não se perder o controlo sobre como as cidades devem ser desenvolvidas quando as autoridades buscam os fundos através de modelos alternativos de financiamento e investimento, e serem cada vez mais críticos para assegurar que o interesse público e a longevidade do projecto não sejam comprometidos em detrimento dos ganhos comerciais de curto prazo.

Participou igualmente do acto a vice-governadora para o sector Político e Social, Ana Paula Correia Victor.